Lula entrega radioterapia moderna em SP: Sonho de acesso à saúde vira realidade com máquinas de ponta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na tarde desta segunda-feira (23), da cerimônia de entrega de um moderno equipamento de radioterapia no Hospital Santa Marcelina, localizado na zona leste de São Paulo. A iniciativa representa um avanço significativo no acesso ao tratamento oncológico para a população da região.
Em seu discurso, Lula destacou a importância do momento, afirmando que a entrega é a concretização de um antigo sonho: oferecer ao povo trabalhador acesso a serviços de saúde de qualidade. Ele ressaltou que a nova máquina é mais avançada que a utilizada em seu próprio tratamento recente em Brasília.
A cerimônia, conforme informações divulgadas, também serviu para reforçar o compromisso do governo com a ampliação do acesso à saúde, mencionando iniciativas como o programa Aqui Tem Mais Especialistas, que leva atendimento médico gratuito para mais perto da população. O presidente enfatizou o desejo de “dar ao povo brasileiro o respeito que ele tem de ter”.
Avanço tecnológico para o combate ao câncer
O aparelho entregue é um acelerador linear, considerado uma das tecnologias mais avançadas para o tratamento de pacientes com câncer. Este equipamento faz parte de um lote de 105 aparelhos contratados nos últimos três anos e distribuídos por todo o território nacional, visando descentralizar e modernizar o atendimento oncológico no Sistema Único de Saúde (SUS).
Impacto no Hospital Santa Marcelina e projeções futuras
No Hospital Santa Marcelina, a expectativa é de um aumento de 30% nos atendimentos com a chegada do novo acelerador linear. Atualmente, a instituição conta com três aceleradores de modelos mais antigos. A nova tecnologia promete reduzir o tempo de início do tratamento, caindo de uma média de 45 dias para apenas 10 dias, o que é crucial para a eficácia do combate à doença.
Além do equipamento, o Hospital Santa Marcelina firmou novos convênios com o Ministério da Saúde, garantindo o recebimento de R$ 166,7 milhões, recursos que serão direcionados principalmente para o tratamento de pacientes com câncer. A instituição também recebeu a certificação como Hospital de Ensino Nível 1, reconhecendo seu papel fundamental na pesquisa e formação de profissionais da saúde.
Expansão nacional da radioterapia e investimentos em diagnóstico
O evento em São Paulo foi marcado por outras entregas simultâneas de aceleradores lineares, em Fortaleza (CE) e Sinop (MT). Essas inaugurações fazem parte da estratégia nacional de descentralização da radioterapia, buscando diminuir vazios assistenciais e a necessidade de deslocamento de pacientes para grandes centros.
O Hospital Santo Antônio, em Sinop, se tornará um polo regional de saúde, com destaque para o atendimento recente ao cacique Raoni. Em Fortaleza, o equipamento será destinado ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC) – Hospital Haroldo Juaçaba, referência estadual no diagnóstico e tratamento oncológico.
Outra importante ação anunciada foi a assinatura da compra de 20 tomógrafos para hospitais do SUS, reforçando o investimento em diagnóstico por imagem. Desde 2023, já foram contratados 155 aceleradores lineares, com a previsão de entrega de mais 70 equipamentos até 2026, sendo que 44 já foram inaugurados, demonstrando o esforço contínuo para ampliar o acesso à radioterapia em todo o país.




