Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula entrega radioterapia moderna em SP: Sonho de acesso à saúde vira realidade com máquinas de ponta

Lula entrega radioterapia moderna em SP: Sonho de acesso à saúde vira realidade com máquinas de ponta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na tarde desta segunda-feira (23), da cerimônia de entrega de um moderno equipamento de radioterapia no Hospital Santa Marcelina, localizado na zona leste de São Paulo. A iniciativa representa um avanço significativo no acesso ao tratamento oncológico para a população da região.

Em seu discurso, Lula destacou a importância do momento, afirmando que a entrega é a concretização de um antigo sonho: oferecer ao povo trabalhador acesso a serviços de saúde de qualidade. Ele ressaltou que a nova máquina é mais avançada que a utilizada em seu próprio tratamento recente em Brasília.

A cerimônia, conforme informações divulgadas, também serviu para reforçar o compromisso do governo com a ampliação do acesso à saúde, mencionando iniciativas como o programa Aqui Tem Mais Especialistas, que leva atendimento médico gratuito para mais perto da população. O presidente enfatizou o desejo de “dar ao povo brasileiro o respeito que ele tem de ter”.

Avanço tecnológico para o combate ao câncer

O aparelho entregue é um acelerador linear, considerado uma das tecnologias mais avançadas para o tratamento de pacientes com câncer. Este equipamento faz parte de um lote de 105 aparelhos contratados nos últimos três anos e distribuídos por todo o território nacional, visando descentralizar e modernizar o atendimento oncológico no Sistema Único de Saúde (SUS).

Impacto no Hospital Santa Marcelina e projeções futuras

No Hospital Santa Marcelina, a expectativa é de um aumento de 30% nos atendimentos com a chegada do novo acelerador linear. Atualmente, a instituição conta com três aceleradores de modelos mais antigos. A nova tecnologia promete reduzir o tempo de início do tratamento, caindo de uma média de 45 dias para apenas 10 dias, o que é crucial para a eficácia do combate à doença.

Além do equipamento, o Hospital Santa Marcelina firmou novos convênios com o Ministério da Saúde, garantindo o recebimento de R$ 166,7 milhões, recursos que serão direcionados principalmente para o tratamento de pacientes com câncer. A instituição também recebeu a certificação como Hospital de Ensino Nível 1, reconhecendo seu papel fundamental na pesquisa e formação de profissionais da saúde.

Expansão nacional da radioterapia e investimentos em diagnóstico

O evento em São Paulo foi marcado por outras entregas simultâneas de aceleradores lineares, em Fortaleza (CE) e Sinop (MT). Essas inaugurações fazem parte da estratégia nacional de descentralização da radioterapia, buscando diminuir vazios assistenciais e a necessidade de deslocamento de pacientes para grandes centros.

O Hospital Santo Antônio, em Sinop, se tornará um polo regional de saúde, com destaque para o atendimento recente ao cacique Raoni. Em Fortaleza, o equipamento será destinado ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC) – Hospital Haroldo Juaçaba, referência estadual no diagnóstico e tratamento oncológico.

Outra importante ação anunciada foi a assinatura da compra de 20 tomógrafos para hospitais do SUS, reforçando o investimento em diagnóstico por imagem. Desde 2023, já foram contratados 155 aceleradores lineares, com a previsão de entrega de mais 70 equipamentos até 2026, sendo que 44 já foram inaugurados, demonstrando o esforço contínuo para ampliar o acesso à radioterapia em todo o país.

Veja também

Newsletter

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Mais Vistos