Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alerta em SP: Homem de 37 anos com sintomas de Ebola é internado em hospital de referência; investigação em andamento

São Paulo investiga possível caso de Ebola em homem de 37 anos com febre alta e sintomas graves

Um homem de 37 anos, natural da República Democrática do Congo, está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, com sintomas que levantam suspeitas de Ebola. O diagnóstico definitivo ainda está em andamento, e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) confirmou que medidas de contingência foram imediatamente acionadas.

O paciente apresentou febre intensa e outros sinais compatíveis com a doença após uma recente viagem ao seu país de origem, onde ocorre um surto de Ebola classificado pela Organização Mundial da Saúde como de importância internacional. As autoridades de saúde seguem protocolos rigorosos para investigar o caso e evitar qualquer risco de disseminação.

A rápida ação visa garantir a segurança da população, com o paciente isolado e sob observação médica intensiva. A investigação epidemiológica e laboratorial está a cargo de equipes especializadas para determinar a causa dos sintomas. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Protocolos de Segurança e Investigação em Curso

Ao chegar em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com febre alta e exames inconclusivos para malária, o paciente foi transferido para o Emílio Ribas. Lá, ele apresentou um quadro de saúde grave, incluindo diarreia, desorientação e rápida piora clínica, necessitando de intubação. A Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) e o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE-SP) são os responsáveis pela análise detalhada do caso suspeito de Ebola.

Regiane de Paula, coordenadora em Saúde da CCD, enfatizou que todas as medidas previstas em plano de contingência foram adotadas. “O procedimento inclui isolamento, notificação imediata, investigação laboratorial e monitoramento conforme os protocolos vigentes”, explicou. O Instituto Adolfo Lutz é a unidade de referência para a investigação laboratorial e o diagnóstico diferencial.

Risco de Introdução da Doença Considerado Baixo

Apesar da gravidade do caso suspeito, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo avalia o risco de introdução da doença no Brasil e na América do Sul como muito baixo. Fatores como a ausência histórica de transmissão autóctone na América do Sul, a inexistência de voos diretos entre a região afetada e o continente, e a forma de transmissão do Ebola, que exige contato direto com fluidos corporais de pessoas sintomáticas, contribuem para essa avaliação.

A transmissão do Ebola ocorre somente após o início dos sintomas, que incluem febre alta, dores intensas de cabeça e musculares, fadiga, náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal. Em casos graves, a doença pode evoluir para manifestações hemorrágicas, choque e falência múltipla de órgãos. O período de incubação varia de dois a 21 dias.

Tratamentos e Vacinas em Desenvolvimento

Atualmente, não há vacinas licenciadas nem terapias específicas aprovadas para a cepa Bundibugyo, responsável pelo surto na República Democrática do Congo. As vacinas e tratamentos disponíveis foram desenvolvidos para a cepa Zaire e não apresentam eficácia comprovada para esta variante. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou recentemente que tratamentos e vacinas contra a doença estão em fase de teste.

O Ministério da Saúde reforça o monitoramento contínuo do cenário epidemiológico internacional e orienta os serviços de saúde em todo o país para a identificação precoce e o manejo adequado de casos suspeitos, garantindo a prontidão do sistema em todo o território nacional.

Veja também

Newsletter

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Mais Vistos