Cinco brasileiros garantem vaga nas oitavas da etapa de Saquarema da WSL
A etapa de Saquarema (RJ) da Liga Mundial de Surfe (WSL) começou com força total nesta sexta-feira (19), e o Brasil mostrou sua força nas ondas da Praia de Itaúna. Cinco surfistas brasileiros avançaram para as oitavas de final da chave masculina, demonstrando o alto nível do esporte no país.
A competição segue neste sábado (20) com a promessa de mais emoções, incluindo as finais das primeiras fases da chave feminina e a aguardada estreia de Tatiana Weston-Webb, medalhista de prata em Paris 2024, que retorna às competições após o nascimento de sua filha.
Enquanto isso, no masculino, o brilho do quinteto brasileiro encantou os fãs, com vitórias importantes que garantiram a permanência na disputa pelo título. Acompanhe os detalhes e as despedidas que marcaram o primeiro dia da etapa. Conforme informação divulgada pela WSL, cinco brasileiros garantiram classificação às oitavas de final da chave masculina.
Samuel Pupo lidera o quinteto brasileiro rumo às oitavas
O primeiro brasileiro a carimbar seu passaporte para as oitavas de final foi Samuel Pupo. Ele somou 11.07 pontos em suas duas melhores ondas, superando o mexicano Alan Cleland, que marcou 8.50. Agora, Samuel Pupo enfrentará o australiano Jack Robinson, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris.
Natural de Saquarema, João Chianca, o Chumbinho, fez valer o fator casa e garantiu sua vaga ao derrotar o norte-americano Griffin Colapinto, atual vice-campeão da WSL, com um placar de 14.84 a 7.17. Seu próximo adversário será o australiano George Pittar.
Ítalo Ferreira e Yago Dora avançam com performances de destaque
Ítalo Ferreira, campeão mundial em 2019 e medalhista de ouro em Tóquio 2021, também mostrou sua categoria. Ele venceu o marroquino Ramzi Boukhiam por 14.33 a 10.97. Boukhiam havia eliminado Lucas Chianca, irmão de Chumbinho, na fase anterior. Ítalo, atual líder da temporada, busca agora um lugar nas quartas de final contra o francês Kauli Vaast.
O atual campeão da etapa, Yago Dora, demonstrou resiliência ao virar o placar contra o havaiano Eli Hanneman, vencendo por 13.83 a 12.90. O paranaense terá pela frente o francês Marco Mignot nas oitavas de final.
Miguel Pupo completa a lista de classificados e despedidas marcantes
O último brasileiro a garantir sua vaga nas oitavas foi Miguel Pupo, irmão de Samuel. Ele venceu um duelo 100% brasileiro contra o catarinense Mateus Herdy, com o placar de 12.97 a 10.94. Miguel enfrentará o australiano Callum Robson, que eliminou o bicampeão mundial Filipe Toledo por 14.93 a 13.00.
Além de Mateus Herdy, Filipe Toledo e Lucas Chumbo, outros três brasileiros se despediram precocemente da competição. Wesley Dantas foi superado pelo italiano Leonardo Fioravanti, segundo colocado na temporada da WSL. Gabriel Medina, tricampeão mundial, foi surpreendido pelo sul-africano Matthew Gillivray. Alejo Muniz, argentino naturalizado brasileiro, caiu para o australiano Ethan Ewing, em sua última competição no Brasil antes da aposentadoria anunciada para o fim da temporada.





