Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Saúde e bem estar

Ebola em SP: Segundo Caso Suspeito Descartado Após Viagem à África, Entenda os Detalhes

SP descarta segundo caso suspeito de ebola, paciente passa bem e segue em tratamento O governo de São Paulo anunciou o descarte do segundo caso suspeito de ebola em investigação na capital paulista. A paciente, uma brasileira de 31 anos, estava internada no Instituto de Infectologia Emílio Ribas desde quarta-feira (10) e recebeu alta após exames laboratoriais confirmarem que não se trata da doença viral. Os testes realizados pelo Instituto Adolfo Lutz foram cruciais para afastar a suspeita. A paciente, que havia retornado recentemente da República Democrática do Congo (RDC), apresentou sintomas que, inicialmente, levantaram preocupações. No entanto, sua evolução clínica é considerada favorável. A notícia traz alívio, especialmente diante do surto ativo de ebola na África. O Centro de Vigilância Epidemiológica do estado agiu prontamente, seguindo protocolos rigorosos para garantir a segurança de todos. Conforme informação divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o descarte foi confirmado após duas coletas de exames apresentarem resultado negativo, atendendo aos critérios laboratoriais para a exclusão do caso. O primeiro caso suspeito, de um homem que também viajou para a RDC, já havia sido descartado no dia 1º de junho. Protocolo rigoroso para descartar ebola Adriana Bugno, diretora-geral do Instituto Adolfo Lutz, explicou a importância dos procedimentos. Ela esclareceu que um resultado negativo em amostra coletada antes de 72 horas do início dos sintomas não é suficiente para descartar a infecção. Por isso, o protocolo prevê uma nova coleta após esse período. “As duas amostras apresentaram resultado negativo, atendendo ao critério laboratorial para o descarte do caso”, afirmou Bugno. Histórico de viagem e sintomas investigados Ambos os casos suspeitos foram identificados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” (CVE-SP) por apresentarem critérios clínicos e epidemiológicos para a classificação. O histórico recente de viagem a áreas com transmissão ativa de ebola, como a RDC, e os sintomas apresentados foram os fatores que levaram à investigação e notificação ao Ministério da Saúde. A importância da vigilância ativa contra ebola Regiane de Paula, coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde, destacou a importância da vigilância. “Casos suspeitos precisam ser identificados e investigados com rapidez, mesmo quando o risco de introdução da doença é muito baixo. Isso permite adotar as medidas de assistência e biossegurança desde o primeiro atendimento e concluir o diagnóstico de forma segura”, declarou à imprensa. Surto de ebola na República Democrática do Congo A República Democrática do Congo (RDC) enfrenta um surto significativo de ebola. De acordo com informações da agência de notícias Reuters, o número de casos confirmados da doença ultrapassa 689, com um total de 139 mortes registradas até o momento. Nas últimas 24 horas, 17 novos casos foram notificados, todos na província de Ituri, onde os primeiros registros da doença ocorreram. Apesar dos casos descartados em São Paulo, a vigilância epidemiológica continua ativa para garantir a segurança da população diante de doenças infecciosas. O rápido diagnóstico e a ação coordenada entre os órgãos de saúde são fundamentais para o

Leia mais

Cardiopatia Congênita: Diagnóstico Precoce Salva Vidas e Transforma Futuro de Milhares de Crianças no Brasil

Cardiopatia Congênita: Diagnóstico Precoce Salva Vidas e Transforma Futuro de Milhares de Crianças no Brasil Cerca de 30 mil crianças nascem com algum tipo de cardiopatia congênita no Brasil anualmente, segundo o Ministério da Saúde. A data de 12 de abril, Dia Nacional de Conscientização sobre a Cardiopatia Congênita, reforça a importância da identificação precoce dessas condições, que são as principais causas de mortalidade infantil por malformações. Felizmente, o acesso ao diagnóstico e tratamento tem melhorado significativamente em todo o país. A cardiologista pediátrica Renata Mattos, coordenadora da Divisão de Cardiologia da Criança e do Adolescente do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), destaca que, embora haja diferenças regionais no acesso, a tendência geral é positiva. “De forma geral, a gente vê que o diagnóstico está sendo feito e o acesso ao tratamento está cada vez melhor”, afirma a especialista. Essa melhora é vital, pois o diagnóstico precoce e o acompanhamento especializado aumentam consideravelmente as chances de sobrevivência e a qualidade de vida dos pequenos pacientes. A cardiopatia congênita abrange uma variedade de doenças com diferentes graus de gravidade, todas caracterizadas por malformações no coração que ocorrem durante a formação fetal. A estimativa mundial aponta que aproximadamente 1% dos recém-nascidos vivos apresentam alguma cardiopatia, sendo que 30% desses casos demandam atenção médica intensiva logo na primeira infância. A história de Nathan Senna Alves, que passou por três cirurgias cardíacas desde o nascimento, ilustra como o tratamento adequado permite uma vida normal e ativa. A Importância do Diagnóstico Fetal e Neonatal A detecção de uma cardiopatia ainda durante a gestação, através do ecocardiograma fetal, é uma ferramenta poderosa. Embora cirurgias fetais sejam raras, o diagnóstico antecipado permite um planejamento cuidadoso do parto e do acompanhamento pós-natal. Para casos que exigem intervenção imediata após o nascimento, o parto pode ser direcionado para centros com Unidades de Terapia Intensiva (UTI) preparadas para cirurgias ou cateterismos. Se a condição for menos grave, a gestação pode prosseguir conforme o planejado, com acompanhamento pediátrico regular. Em casos de cardiopatias congênitas graves, a intervenção nos primeiros dias de vida é crucial para a sobrevivência do bebê. Para as formas menos severas, os sintomas podem se manifestar mais tarde, exigindo atenção contínua dos pais e cuidadores. O Sistema Único de Saúde (SUS) desempenha um papel fundamental nesse processo, oferecendo desde o ecocardiograma pré-natal até cirurgias de alta complexidade, garantindo o acompanhamento integral dos pacientes. Sinais de Alerta para Pais e Cuidadores Quando uma cardiopatia congênita não é diagnosticada ao nascimento, é essencial que os pais estejam atentos a sinais que podem indicar problemas cardíacos. Dificuldade em ganhar peso, cansaço excessivo durante a amamentação, respiração acelerada ou ofegante são indicativos que demandam investigação cardiológica. A coloração arroxeada da pele, especialmente nos lábios e ponta do nariz, pode sinalizar problemas de oxigenação do sangue, requerendo atenção médica imediata. Em crianças mais velhas, sintomas como dor no peito ou palpitações podem ser manifestações de arritmias ou outras condições cardíacas. O acompanhamento pediátrico regular é fundamental para monitorar o crescimento e desenvolvimento da

Leia mais

Alerta de Saúde: VSR e Gripe Disparam Hospitalizações no Brasil; Fiocruz Revela Dados Preocupantes em 11 Estados

InfoGripe da Fiocruz acende luz vermelha para VSR e Gripe com alta de hospitalizações O Brasil observa um cenário preocupante com o aumento significativo das hospitalizações por vírus sincicial respiratório (VSR) e gripe. A circulação desses vírus respiratórios tem levado a um crescimento nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em diversas regiões do país, conforme apontam os dados mais recentes do sistema InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A análise, referente à Semana Epidemiológica 22 (31 de maio a 6 de junho), coincide com a queda das temperaturas, um fator que historicamente favorece a disseminação de vírus em ambientes fechados e aglomerados. A Fiocruz alerta para a necessidade de atenção e adoção de medidas preventivas pela população. O estudo da Fiocruz destaca que 11 das 27 unidades federativas apresentam incidência de SRAG em níveis de alerta, risco ou alto risco, com tendências de crescimento observadas nas últimas duas e seis semanas. Esses estados demandam atenção especial neste momento de maior circulação viral. Estados em Alerta Máximo para SRAG Os estados que registram os maiores índices de SRAG e indicam crescimento preocupante são: Acre, Alagoas, Amapá, Paraná, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Nestas localidades, a circulação de VSR e vírus influenza exige cuidados redobrados, especialmente com os grupos mais vulneráveis. Medidas de Prevenção Essenciais Contra VSR e Gripe Diante do cenário epidemiológico, a pesquisadora Tatiana Portella, do Boletim InfoGripe, reforça a importância de medidas básicas de higiene e prevenção. Lavar as mãos frequentemente, utilizar máscaras em unidades de saúde e em locais fechados e com pouca ventilação são recomendações cruciais para reduzir a transmissão de vírus respiratórios. O isolamento social em caso de sintomas gripais é outra medida fundamental para evitar a propagação dos vírus. Caso o isolamento não seja possível, o uso de máscaras de alta proteção, como a N95 ou PFF2, é recomendado para quem precisa sair de casa. Vacinação: A Arma Mais Poderosa Contra Formas Graves de VSR e Gripe A vacinação contra a influenza e o VSR é apontada como a principal estratégia para diminuir o risco de desenvolvimento de formas graves da doença e óbitos. A pesquisadora ressalta a importância de que os grupos prioritários e elegíveis completem o esquema vacinal para garantir proteção. Os dados laboratoriais do InfoGripe revelam que a alta de SRAG em crianças de até 4 anos é impulsionada principalmente pelo VSR. Já entre crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, o rinovírus tem apresentado maior predominância. Em jovens, adultos e idosos, a influenza A tem sido a principal causa de SRAG nas últimas semanas. Influenza B em Ascensão e Impacto nas Faixas Etárias O vírus influenza B também demonstra um aumento em sua circulação, com destaque para as faixas etárias de 5 a 14 anos e de 15 a 49 anos. Este dado reforça a necessidade de monitoramento contínuo e de estratégias de vacinação que abranjam todas as idades elegíveis para a proteção contra os diferentes

Leia mais

Butantan Mantém Estudo Crucial da Vacina da Dengue em Idosos na Região Sul, Apesar de Suspensão para População Geral

Butantan prossegue com pesquisa da vacina da dengue em idosos, focando em segurança e resposta imunológica O Instituto Butantan confirmou que o estudo clínico sobre sua vacina contra a dengue, iniciado em janeiro na Região Sul do Brasil, continuará em andamento. A pesquisa se concentra em avaliar a segurança e a eficácia do imunizante em idosos e em pessoas que nunca foram expostas ao vírus da dengue. Essa continuidade ocorre mesmo com a recente suspensão da aplicação da vacina para a população em geral, determinada pelo Ministério da Saúde. A decisão de suspender a vacinação em massa visa investigar a fundo casos de reações adversas graves e dois óbitos associados ao imunizante, buscando garantir a máxima segurança. A informação sobre a manutenção do estudo foi reiterada após o anúncio do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, sobre a paralisação da imunização. O Instituto Butantan reitera a importância da pesquisa para embasar futuras decisões sobre o uso da vacina, conforme divulgado pela AgênciaSP. Foco em idosos e populações virgens do vírus da dengue O estudo clínico em andamento tem como objetivo principal investigar como as populações que nunca tiveram contato com a dengue reagem à vacinação, com um olhar especial para o grupo de idosos. A pesquisa avalia a segurança do imunizante e compara a resposta imunológica por meio de testes laboratoriais. Um dos pontos cruciais da investigação é verificar se a produção de anticorpos nos participantes idosos é semelhante à observada em grupos adultos, que já foram alvo de estudos anteriores com o mesmo imunizante. Essa comparação é fundamental para entender a abrangência e a adequação da vacina para diferentes faixas etárias. Região Sul escolhida pela baixa incidência e voluntariado A escolha da Região Sul do país para a realização deste estudo específico se deu pela **baixa incidência da doença** na área. Isso permite um controle mais preciso dos resultados e a observação da reação em um ambiente com menor circulação do vírus da dengue. A maior parte das vagas para voluntários está destinada a pessoas com idades entre 60 e 79 anos. Os testes clínicos estão planejados para durar um ano e estão sendo conduzidos em quatro centros de pesquisa localizados em Porto Alegre e Pelotas, no Rio Grande do Sul, e em Curitiba, no Paraná. A colaboração dos voluntários é essencial para o avanço científico. Suspensão da vacinação em massa e confiança na vacina A suspensão da aplicação da vacina da dengue na população geral foi uma medida adotada para aprofundar a investigação sobre casos pontuais de reações adversas graves. O Ministério da Saúde busca dados científicos robustos para assegurar a segurança da vacina antes de sua retomada. O médico Ésper Kallas, diretor do Instituto Butantan, destacou a importância da metodologia científica nesse processo. Ele afirmou à AgênciaSP que a vacinação poderá ser retomada e que essa decisão dependerá de discussões baseadas em dados rigorosos e criteriosos. Kallas expressou confiança de que a vacina é uma ferramenta importante no combate à dengue, e que sua retomada deve ser fundamentada

Leia mais

Terapia CAR-T Cell Revolucionária: 87,5% de Resposta em Linfoma e Inovação no SUS

Uma nova esperança surge para pacientes com linfoma e leucemia no Brasil. A terapia celular CAR-T Cell demonstrou uma impressionante taxa de resposta de 87,5% em pacientes com linfoma não Hodgkin, que não obtiveram sucesso com tratamentos convencionais. Esta pesquisa pioneira, desenvolvida no Hemocentro de Ribeirão Preto em parceria com o Instituto Butantan e o Ministério da Saúde, representa um marco na oncologia brasileira. Os resultados preliminares, apresentados pelo Ministério da Saúde, que investiu R$ 100 milhões na iniciativa, são considerados altamente animadores. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou o potencial inovador da terapia e o compromisso da Anvisa em acelerar sua avaliação. A expectativa é que, após a conclusão dos estudos e a possível aprovação, o tratamento seja oferecido gratuitamente pelo SUS. Atualmente, o custo de um tratamento similar na rede privada ultrapassa os R$ 2,5 milhões, evidenciando a importância da incorporação ao sistema público. A pesquisa segue padrões internacionais, com o recrutamento de novos pacientes e acompanhamento rigoroso da segurança e eficácia por pelo menos um ano após a aplicação da terapia. A conclusão das análises e a potencial aprovação do registro são estimadas em cerca de um ano e meio. CAR-T Cell: Uma Nova Fronteira no Tratamento de Cânceres Sanguíneos A terapia CAR-T Cell consiste na modificação genética das células de defesa do próprio paciente, os linfócitos T, para que estas reconheçam e ataquem as células cancerígenas de forma mais eficaz. No estudo em questão, a terapia foi aplicada em pacientes com linfoma não Hodgkin que já haviam esgotado outras opções terapêuticas, como quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea. A **alta taxa de resposta de 87,5%** observada reforça o potencial da CAR-T Cell como uma alternativa promissora para casos de difícil tratamento. O investimento do Ministério da Saúde reflete a aposta do governo em tecnologias de ponta para a saúde pública. A fábrica em Ribeirão Preto, apontada como a maior da América Latina e do Sul Global, tem capacidade para produzir até 1 mil terapias por ano, o que pode garantir a oferta em larga escala. Foco Especial em Pacientes Infantojuvenis A pesquisa clínica da CAR-T Cell também abrange crianças e adolescentes, com um foco particular na leucemia linfoide aguda, o câncer infantil mais comum. Pacientes com essa condição, com idades entre três e 25 anos, estão sendo incluídos no estudo. Embora a maioria das crianças responda bem à quimioterapia convencional, a terapia celular surge como uma opção vital para aqueles que não apresentam melhora. Para os linfomas, que são menos prevalentes em crianças, o recrutamento é direcionado a pacientes maiores de 18 anos. A inclusão de crianças e adolescentes neste estudo demonstra o compromisso em oferecer tratamentos inovadores para todas as faixas etárias afetadas por essas doenças. Programa Genomas e Avanços na Pesquisa Clínica Em paralelo aos avanços na terapia CAR-T Cell, o governo federal também anunciou um aporte de R$ 180 milhões para a segunda fase do Programa Genomas Brasil. Este programa, que conta com a USP de Ribeirãopreto como base, visa expandir

Leia mais

Saúde da Mulher: R$ 60 Milhões para Combater Endometriose, Dor Pélvica e Menstruação Dolorosa

Saúde da Mulher: R$ 60 Milhões para Combater Endometriose, Dor Pélvica e Menstruação Dolorosa Um marco significativo para a saúde feminina no Brasil foi anunciado: R$ 60 milhões serão destinados à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias voltadas para o diagnóstico e tratamento de condições como endometriose, dor pélvica e saúde menstrual. A iniciativa conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Instituto Alana promete impulsionar descobertas e oferecer novas esperanças para cerca de 10% das mulheres em idade fértil que sofrem com essas condições. A falta de conhecimento sobre as causas da endometriose, por exemplo, tem sido um grande obstáculo. Especialistas apontam para fatores genéticos, hormonais e imunológicos, além de hipóteses sobre o fluxo menstrual retrógrado. A falta de pesquisas aprofundadas dificulta a compreensão e, consequentemente, o tratamento eficaz dessas doenças. Este investimento representa um passo crucial para mudar esse cenário, buscando **compreender para tratar** e melhorar a qualidade de vida de milhares de brasileiras. Conforme informação divulgada pelo MCTI, os detalhes do financiamento e as áreas prioritárias de pesquisa foram apresentados em Brasília. Investimento Estratégico para a Ciência e Inovação Do montante total, R$ 50 milhões serão liberados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio de editais específicos para pesquisa e inovação em saúde da mulher. Essa verba será fundamental para financiar projetos que buscam soluções inovadoras e eficazes. Complementando o aporte, o Instituto Alana contribuirá com R$ 10 milhões para a criação de uma rede nacional de pesquisa dedicada à saúde da mulher. O objetivo é integrar esforços e compartilhar conhecimento, fortalecendo o ecossistema de pesquisa no país. Endometriose e Dor Pélvica: Uma Questão de Saúde Pública A ministra Luciana Santos destacou que os investimentos são uma resposta direta do Estado a um **problema de saúde pública** que afeta significativamente as mulheres. Ela ressaltou o compromisso do Governo do Brasil em utilizar a ciência como ferramenta de cuidado, inclusão e promoção da qualidade de vida feminina. A CEO do Instituto Alana, Flavia Doria, enfatizou a importância da pesquisa: “O que não é pesquisado não é compreendido. O que não é compreendido não é tratado”. Ela alertou que o diagnóstico precoce da endometriose é essencial para um tratamento mais eficaz, redução da dor e prevenção do agravamento da doença. Impacto do Diagnóstico Tardio e o Atendimento no SUS Doria alertou que quanto mais tarde a dor é tratada, maiores são as consequências. “O corpo aprende a sentir essa dor. Com o tempo, os mecanismos de inflamação se acumulam. O que não foi cuidado na adolescência podem se tornar dores crônicas na vida adulta”, explicou. A endometriose, conforme o Ministério da Saúde, é caracterizada pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero, podendo causar inflamação crônica e afetar entre 5% e 15% das mulheres em idade reprodutiva. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, presente no anúncio, reconheceu a **pouca visibilidade** dessas doenças e expressou a expectativa de que as novas pesquisas ajudem a construir uma política pública mais robusta e a melhorar o

Leia mais

CFM Revoluciona Fiscalização Médica com IA: Mais de 30% de Aumento na Eficiência e Proteção Ampliada para Pacientes e Profissionais

CFM lança sistema de IA para turbinar a fiscalização do ato médico e proteger a saúde pública O Conselho Federal de Medicina (CFM) apresentou, nesta terça-feira (9), uma novidade tecnológica que promete transformar a fiscalização médica no Brasil: um sistema de inteligência artificial (IA) integrado à Plataforma Nacional de Fiscalização. A expectativa é que essa ferramenta, que já está em operação nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) de todo o país, aumente em até 30% o volume de fiscalizações anuais nos próximos dois anos. O objetivo é tornar a supervisão das atividades médicas mais efetiva, identificando e analisando situações que demandam intervenção dos órgãos fiscalizadores com maior agilidade e precisão. Segundo o presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, a tecnologia é um importante subsídio para os médicos fiscais, auxiliando na tomada de decisões e agilizando a resolução de questões. Ele destacou que o investimento em IA fortalece a governança, reduz a burocracia e aprimora a defesa da saúde pública, sem jamais substituir o papel do médico. IA: Uma Ferramenta Inovadora a Serviço da Medicina O terceiro vice-presidente e diretor do Departamento de Inteligência Artificial do CFM, Jeancarlo Cavalcante, explicou que os avanços recentes, como a migração de dados para a nuvem e a transição para um ambiente digital mais transparente, possibilitaram o desenvolvimento desta nova fase da fiscalização. A plataforma permite o acompanhamento das ações fiscalizadoras pelos responsáveis técnicos e gestores dos estabelecimentos de saúde. Cavalcante ressaltou que a solução de fiscalização automatizada, impulsionada pela IA, representa uma mudança pioneira em nível mundial. “O fato de termos mais de 600 mil médicos e usarmos uma plataforma de inteligência artificial para a fiscalização, nos torna pioneiros no mundo no quesito de colegiatura médica e de fiscalização”, afirmou. Proteção Ampliada para Pacientes e Médicos O aprimoramento da fiscalização tem como principal objetivo a proteção da sociedade. A plataforma busca identificar e combater o exercício ilegal da medicina e garantir que os pacientes recebam atendimento de qualidade, seguro e livre de riscos. Ao mesmo tempo, a ferramenta visa proteger os próprios médicos, identificando condições de trabalho inadequadas e a falta de segurança para o exercício da profissão. “Quando fiscalizamos o exercício da medicina, protegemos a sociedade de maus profissionais e de falsos médicos. O diferencial dessa nova plataforma é proteger não apenas a sociedade, não apenas o paciente do mau atendimento, da insegurança, mas também os médicos, das condições inadequadas de saúde e da falta de segurança para exercer o seu trabalho médico”, detalhou o diretor. Integração de Dados e Monitoramento Digital A nova plataforma integra dados processados do CFM e dos CRMs, incluindo históricos de vistorias e cadastros profissionais, como o Cadastro Nacional de Médicos. Além disso, cruza informações com bases de dados públicas, como o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), e até mesmo com dados da Receita Federal. Um dos grandes diferenciais é a capacidade de rastrear e analisar conteúdos disponibilizados em redes sociais e outros ambientes digitais. A IA busca ativamente por indícios de exercício ilegal

Leia mais

São Paulo Amplia Vacinação Contra Gripe, Sarampo e Febre Amarela: 400 Postos e Locais Inusitados para Imunizar a População

Capital paulista expande pontos de vacinação com 400 locais, incluindo shoppings e museus, para imunizar contra gripe, sarampo e febre amarela. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo intensificou a vacinação contra a gripe, sarampo e febre amarela, ampliando o número de postos para 400 em todas as regiões da cidade. A mobilização, que faz parte das ações do Dia Nacional da Imunização, teve início nesta segunda-feira (8) e se estenderá até a próxima sexta-feira (12). A estratégia visa facilitar o acesso da população aos imunizantes, levando as vacinas para locais de grande circulação de pessoas, além das tradicionais Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O objetivo é **aumentar a cobertura vacinal e reforçar a proteção** contra doenças preveníveis. A vacina contra a gripe está disponível para todos a partir dos seis meses de idade. A SMS reforça a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada, especialmente diante da circulação de vírus respiratórios e da necessidade de prevenção contra doenças como sarampo e febre amarela. Conforme informação divulgada pela SMS, a campanha busca ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção da população. Vacinação em locais estratégicos da cidade As doses estarão disponíveis em diversos pontos de grande fluxo de pessoas. Entre os locais que recebem a campanha estão o **Mercado Municipal**, com vacinação nos dias 8, 9 e 10 de junho, das 9h às 16h. O **Museu do Ipiranga** oferecerá a imunização no dia 9, das 10h às 16h, enquanto o **Museu Catavento** terá postos nos dias 12 e 13 de junho, também das 10h às 16h. O **Centro Olímpico Thomaz Mazzoni** terá vacinação de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. O **CEAGESP** receberá a ação no dia 10 de junho, das 10h às 15h. O **Parque da Mooca** disponibilizará as vacinas de 8 a 12 de junho, das 10h às 16h. Na região da Vila Maria, o Centro Olímpico Thomaz Mazzoni funcionará de 8 a 12 de junho, das 10h às 17h. A **Subprefeitura de Guaianases** também oferecerá vacinação no dia 11 de junho, das 9h às 16h. Shoppings, supermercados e transporte público também recebem a campanha Além desses locais, a vacinação será estendida para **shoppings centers, supermercados, terminais de ônibus e estações de trem e metrô**. Para esses locais, é fundamental que a população consulte os dias e horários específicos, pois os postos de vacinação não estarão disponíveis em todos os dias e horários em todos esses estabelecimentos. A estratégia de levar as vacinas para pontos de maior circulação de pessoas é uma medida importante para **facilitar o acesso aos imunizantes** e garantir que mais pessoas possam se proteger. A SMS ressalta que a vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção de doenças. Quem pode se vacinar e a importância da imunização A vacina contra a gripe está disponível para **todas as pessoas a partir dos seis meses de idade**. A Secretaria Municipal da Saúde enfatiza a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada, especialmente neste período do ano, quando há

Leia mais

Dor Crônica Ganha Data Nacional: 5 de Julho Será Dia de Conscientização e Enfrentamento no SUS

Nova Lei Destaca a Dor Crônica com Dia Nacional e Amplia Acesso ao Tratamento no SUS Uma nova legislação publicada nesta segunda-feira (8) estabelece o dia 5 de julho como o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Dor Crônica. A medida visa melhorar o atendimento de saúde para pessoas que convivem com essa condição. A lei também garante o atendimento integral no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, prevê a oferta de orientações claras sobre os riscos e possíveis efeitos adversos dos tratamentos disponíveis para a dor crônica. A definição de dor crônica, segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor, é aquela que se prolonga por mais de 30 dias. A iniciativa busca fortalecer políticas públicas e combater o preconceito, conforme informação divulgada pela imprensa. Campanhas Anuais e a Cor Verde para a Conscientização A data será representada pela cor verde, simbolizando a esperança e a busca por alívio. A lei prevê a mobilização do Poder Público para a realização de campanhas anuais de conscientização. O objetivo é informar a população sobre as diversas opções terapêuticas acessíveis no SUS. Essas campanhas anuais são fundamentais para combater o estigma associado à dor crônica. Elas também incentivam gestores de saúde a adotarem abordagens de tratamento mais humanizadas e eficazes, com foco em equipes multiprofissionais. Impacto da Dor Crônica na População Brasileira Estima-se que a dor crônica afete aproximadamente 60 milhões de brasileiros. O reconhecimento dessa dimensão do problema pela nova lei é um passo importante para o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento desses pacientes. A lei representa um avanço significativo no cuidado com a saúde. Ao instituir um dia nacional dedicado ao tema, o Brasil demonstra um compromisso maior em oferecer suporte e tratamento de qualidade para todos que sofrem com dores persistentes. Atendimento Integral e Informação no SUS O atendimento integral no SUS é um dos pilares da nova lei. Isso significa que os pacientes com dor crônica terão acesso a um cuidado mais completo e coordenado. A informação sobre os tratamentos e seus potenciais efeitos colaterais também será priorizada. Essa abordagem visa empoderar os pacientes, permitindo que tomem decisões mais informadas sobre seus tratamentos. A lei busca garantir que todos os brasileiros, independentemente de sua condição, recebam o cuidado que merecem para gerenciar a dor crônica de forma eficaz.

Leia mais

Alerta Grave: Uso Indiscriminado de Corticoides Pode Causar Glaucoma e Cegueira, Especialistas Pedem Rigor Semelhante a Antibióticos

O uso indiscriminado de corticoides, sejam em colírios, pomadas ou comprimidos, representa um sério risco à saúde ocular, podendo levar ao desenvolvimento de glaucoma e, em casos graves, à cegueira. O alerta é feito pelo presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), Roberto Murad Vessani, que destaca a urgência em conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre os perigos dessas substâncias quando utilizadas sem acompanhamento médico. O glaucoma é uma doença que danifica o nervo óptico, geralmente associada ao aumento da pressão intraocular. Sem tratamento adequado, a perda da visão é progressiva e irreversível. No Brasil, estima-se que pelo menos 1,7 milhão de pessoas vivam com a condição, e a automedicação com corticoides agrava significativamente o quadro. Diante dessa preocupante realidade, a SBG, em conjunto com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), encaminhou uma nota pública a órgãos reguladores e entidades médicas, pedindo atenção aos perigos do uso indiscriminado de fórmulas com corticoides. Conforme informação divulgada por essas sociedades, trata-se de um problema de saúde pública que demanda ações urgentes. Uso Indevido de Corticoides: O Caminho para o Glaucoma Os corticoides são medicamentos eficazes no combate a inflamações, sendo frequentemente prescritos para irritações oculares, alergias, problemas respiratórios e dores. Seu rápido alívio dos sintomas leva muitos a reutilizá-los de forma contínua e sem orientação profissional. Contudo, o uso prolongado pode alterar o funcionamento natural dos olhos. Esses medicamentos dificultam a drenagem do líquido dentro do globo ocular, causando acúmulo e elevando a pressão intraocular. Se essa pressão se mantém alta por um período extenso, pode resultar em lesões permanentes no nervo óptico, configurando o glaucoma. Cerca de 90% dos pacientes que já possuem glaucoma são particularmente sensíveis aos corticoides, o que pode piorar drasticamente sua condição. Riscos Ampliados e Grupos de Atenção Especial Além do risco de glaucoma, o uso indiscriminado de corticoides pode desencadear outros problemas de saúde. Entre eles, destacam-se o aumento da glicose no sangue, descontrole do diabetes, ganho de peso, retenção de líquidos, hipertensão, enfraquecimento ósseo e maior suscetibilidade a infecções e alterações hormonais. Em crianças alérgicas, o uso crônico de colírios com corticoides pode levar ao aumento da pressão ocular ou ao desenvolvimento precoce de catarata. Roberto Vessani ressalta que pacientes com mais de 40 anos já apresentam uma prevalência de glaucoma que dobra a cada década. Pessoas idosas, com condições de saúde que exigem o uso crônico de corticoides, como ortopedia, reumatologia, pediatria e geriatria, precisam de monitoramento redobrado. A combinação dessas condições eleva consideravelmente o risco de danos visuais. A Busca por um Controle Rigoroso e Conscientização As sociedades médicas oftalmológicas defendem que o uso de corticoides, em todas as suas formas, tenha o mesmo rigor de controle que já existe para os antibióticos. Atualmente, a prescrição de antibióticos exige duas vias da receita médica, uma retida pela farmácia, garantindo rastreabilidade e inibindo a automedicação. Essa medida visa aumentar a segurança na prescrição e impedir que indivíduos comprem essas medicações para autotratamento. Campanhas

Leia mais

Ebola em SP: Segundo Caso Suspeito Descartado Após Viagem à África, Entenda os Detalhes

SP descarta segundo caso suspeito de ebola, paciente passa bem e segue em tratamento O governo de São Paulo anunciou o descarte do segundo caso suspeito de ebola em investigação na capital paulista. A paciente, uma brasileira de 31 anos, estava internada no Instituto de Infectologia Emílio Ribas desde quarta-feira (10) e recebeu alta após exames laboratoriais confirmarem que não se trata da doença viral. Os testes realizados pelo Instituto Adolfo Lutz foram cruciais para afastar a suspeita. A paciente, que havia retornado recentemente da República Democrática do Congo (RDC), apresentou sintomas que, inicialmente, levantaram preocupações. No entanto, sua evolução clínica é considerada favorável. A notícia traz alívio, especialmente diante do surto ativo de ebola na África. O Centro de Vigilância Epidemiológica do estado agiu prontamente, seguindo protocolos rigorosos para garantir a segurança de todos. Conforme informação divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o descarte foi confirmado após duas coletas de exames apresentarem resultado negativo, atendendo aos critérios laboratoriais para a exclusão do caso. O primeiro caso suspeito, de um homem que também viajou para a RDC, já havia sido descartado no dia 1º de junho. Protocolo rigoroso para descartar ebola Adriana Bugno, diretora-geral do Instituto Adolfo Lutz, explicou a importância dos procedimentos. Ela esclareceu que um resultado negativo em amostra coletada antes de 72 horas do início dos sintomas não é suficiente para descartar a infecção. Por isso, o protocolo prevê uma nova coleta após esse período. “As duas amostras apresentaram resultado negativo, atendendo ao critério laboratorial para o descarte do caso”, afirmou Bugno. Histórico de viagem e sintomas investigados Ambos os casos suspeitos foram identificados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” (CVE-SP) por apresentarem critérios clínicos e epidemiológicos para a classificação. O histórico recente de viagem a áreas com transmissão ativa de ebola, como a RDC, e os sintomas apresentados foram os fatores que levaram à investigação e notificação ao Ministério da Saúde. A importância da vigilância ativa contra ebola Regiane de Paula, coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde, destacou a importância da vigilância. “Casos suspeitos precisam ser identificados e investigados com rapidez, mesmo quando o risco de introdução da doença é muito baixo. Isso permite adotar as medidas de assistência e biossegurança desde o primeiro atendimento e concluir o diagnóstico de forma segura”, declarou à imprensa. Surto de ebola na República Democrática do Congo A República Democrática do Congo (RDC) enfrenta um surto significativo de ebola. De acordo com informações da agência de notícias Reuters, o número de casos confirmados da doença ultrapassa 689, com um total de 139 mortes registradas até o momento. Nas últimas 24 horas, 17 novos casos foram notificados, todos na província de Ituri, onde os primeiros registros da doença ocorreram. Apesar dos casos descartados em São Paulo, a vigilância epidemiológica continua ativa para garantir a segurança da população diante de doenças infecciosas. O rápido diagnóstico e a ação coordenada entre os órgãos de saúde são fundamentais para o

Leia mais

Cardiopatia Congênita: Diagnóstico Precoce Salva Vidas e Transforma Futuro de Milhares de Crianças no Brasil

Cardiopatia Congênita: Diagnóstico Precoce Salva Vidas e Transforma Futuro de Milhares de Crianças no Brasil Cerca de 30 mil crianças nascem com algum tipo de cardiopatia congênita no Brasil anualmente, segundo o Ministério da Saúde. A data de 12 de abril, Dia Nacional de Conscientização sobre a Cardiopatia Congênita, reforça a importância da identificação precoce dessas condições, que são as principais causas de mortalidade infantil por malformações. Felizmente, o acesso ao diagnóstico e tratamento tem melhorado significativamente em todo o país. A cardiologista pediátrica Renata Mattos, coordenadora da Divisão de Cardiologia da Criança e do Adolescente do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), destaca que, embora haja diferenças regionais no acesso, a tendência geral é positiva. “De forma geral, a gente vê que o diagnóstico está sendo feito e o acesso ao tratamento está cada vez melhor”, afirma a especialista. Essa melhora é vital, pois o diagnóstico precoce e o acompanhamento especializado aumentam consideravelmente as chances de sobrevivência e a qualidade de vida dos pequenos pacientes. A cardiopatia congênita abrange uma variedade de doenças com diferentes graus de gravidade, todas caracterizadas por malformações no coração que ocorrem durante a formação fetal. A estimativa mundial aponta que aproximadamente 1% dos recém-nascidos vivos apresentam alguma cardiopatia, sendo que 30% desses casos demandam atenção médica intensiva logo na primeira infância. A história de Nathan Senna Alves, que passou por três cirurgias cardíacas desde o nascimento, ilustra como o tratamento adequado permite uma vida normal e ativa. A Importância do Diagnóstico Fetal e Neonatal A detecção de uma cardiopatia ainda durante a gestação, através do ecocardiograma fetal, é uma ferramenta poderosa. Embora cirurgias fetais sejam raras, o diagnóstico antecipado permite um planejamento cuidadoso do parto e do acompanhamento pós-natal. Para casos que exigem intervenção imediata após o nascimento, o parto pode ser direcionado para centros com Unidades de Terapia Intensiva (UTI) preparadas para cirurgias ou cateterismos. Se a condição for menos grave, a gestação pode prosseguir conforme o planejado, com acompanhamento pediátrico regular. Em casos de cardiopatias congênitas graves, a intervenção nos primeiros dias de vida é crucial para a sobrevivência do bebê. Para as formas menos severas, os sintomas podem se manifestar mais tarde, exigindo atenção contínua dos pais e cuidadores. O Sistema Único de Saúde (SUS) desempenha um papel fundamental nesse processo, oferecendo desde o ecocardiograma pré-natal até cirurgias de alta complexidade, garantindo o acompanhamento integral dos pacientes. Sinais de Alerta para Pais e Cuidadores Quando uma cardiopatia congênita não é diagnosticada ao nascimento, é essencial que os pais estejam atentos a sinais que podem indicar problemas cardíacos. Dificuldade em ganhar peso, cansaço excessivo durante a amamentação, respiração acelerada ou ofegante são indicativos que demandam investigação cardiológica. A coloração arroxeada da pele, especialmente nos lábios e ponta do nariz, pode sinalizar problemas de oxigenação do sangue, requerendo atenção médica imediata. Em crianças mais velhas, sintomas como dor no peito ou palpitações podem ser manifestações de arritmias ou outras condições cardíacas. O acompanhamento pediátrico regular é fundamental para monitorar o crescimento e desenvolvimento da

Leia mais

Alerta de Saúde: VSR e Gripe Disparam Hospitalizações no Brasil; Fiocruz Revela Dados Preocupantes em 11 Estados

InfoGripe da Fiocruz acende luz vermelha para VSR e Gripe com alta de hospitalizações O Brasil observa um cenário preocupante com o aumento significativo das hospitalizações por vírus sincicial respiratório (VSR) e gripe. A circulação desses vírus respiratórios tem levado a um crescimento nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em diversas regiões do país, conforme apontam os dados mais recentes do sistema InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A análise, referente à Semana Epidemiológica 22 (31 de maio a 6 de junho), coincide com a queda das temperaturas, um fator que historicamente favorece a disseminação de vírus em ambientes fechados e aglomerados. A Fiocruz alerta para a necessidade de atenção e adoção de medidas preventivas pela população. O estudo da Fiocruz destaca que 11 das 27 unidades federativas apresentam incidência de SRAG em níveis de alerta, risco ou alto risco, com tendências de crescimento observadas nas últimas duas e seis semanas. Esses estados demandam atenção especial neste momento de maior circulação viral. Estados em Alerta Máximo para SRAG Os estados que registram os maiores índices de SRAG e indicam crescimento preocupante são: Acre, Alagoas, Amapá, Paraná, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Nestas localidades, a circulação de VSR e vírus influenza exige cuidados redobrados, especialmente com os grupos mais vulneráveis. Medidas de Prevenção Essenciais Contra VSR e Gripe Diante do cenário epidemiológico, a pesquisadora Tatiana Portella, do Boletim InfoGripe, reforça a importância de medidas básicas de higiene e prevenção. Lavar as mãos frequentemente, utilizar máscaras em unidades de saúde e em locais fechados e com pouca ventilação são recomendações cruciais para reduzir a transmissão de vírus respiratórios. O isolamento social em caso de sintomas gripais é outra medida fundamental para evitar a propagação dos vírus. Caso o isolamento não seja possível, o uso de máscaras de alta proteção, como a N95 ou PFF2, é recomendado para quem precisa sair de casa. Vacinação: A Arma Mais Poderosa Contra Formas Graves de VSR e Gripe A vacinação contra a influenza e o VSR é apontada como a principal estratégia para diminuir o risco de desenvolvimento de formas graves da doença e óbitos. A pesquisadora ressalta a importância de que os grupos prioritários e elegíveis completem o esquema vacinal para garantir proteção. Os dados laboratoriais do InfoGripe revelam que a alta de SRAG em crianças de até 4 anos é impulsionada principalmente pelo VSR. Já entre crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, o rinovírus tem apresentado maior predominância. Em jovens, adultos e idosos, a influenza A tem sido a principal causa de SRAG nas últimas semanas. Influenza B em Ascensão e Impacto nas Faixas Etárias O vírus influenza B também demonstra um aumento em sua circulação, com destaque para as faixas etárias de 5 a 14 anos e de 15 a 49 anos. Este dado reforça a necessidade de monitoramento contínuo e de estratégias de vacinação que abranjam todas as idades elegíveis para a proteção contra os diferentes

Leia mais

Butantan Mantém Estudo Crucial da Vacina da Dengue em Idosos na Região Sul, Apesar de Suspensão para População Geral

Butantan prossegue com pesquisa da vacina da dengue em idosos, focando em segurança e resposta imunológica O Instituto Butantan confirmou que o estudo clínico sobre sua vacina contra a dengue, iniciado em janeiro na Região Sul do Brasil, continuará em andamento. A pesquisa se concentra em avaliar a segurança e a eficácia do imunizante em idosos e em pessoas que nunca foram expostas ao vírus da dengue. Essa continuidade ocorre mesmo com a recente suspensão da aplicação da vacina para a população em geral, determinada pelo Ministério da Saúde. A decisão de suspender a vacinação em massa visa investigar a fundo casos de reações adversas graves e dois óbitos associados ao imunizante, buscando garantir a máxima segurança. A informação sobre a manutenção do estudo foi reiterada após o anúncio do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, sobre a paralisação da imunização. O Instituto Butantan reitera a importância da pesquisa para embasar futuras decisões sobre o uso da vacina, conforme divulgado pela AgênciaSP. Foco em idosos e populações virgens do vírus da dengue O estudo clínico em andamento tem como objetivo principal investigar como as populações que nunca tiveram contato com a dengue reagem à vacinação, com um olhar especial para o grupo de idosos. A pesquisa avalia a segurança do imunizante e compara a resposta imunológica por meio de testes laboratoriais. Um dos pontos cruciais da investigação é verificar se a produção de anticorpos nos participantes idosos é semelhante à observada em grupos adultos, que já foram alvo de estudos anteriores com o mesmo imunizante. Essa comparação é fundamental para entender a abrangência e a adequação da vacina para diferentes faixas etárias. Região Sul escolhida pela baixa incidência e voluntariado A escolha da Região Sul do país para a realização deste estudo específico se deu pela **baixa incidência da doença** na área. Isso permite um controle mais preciso dos resultados e a observação da reação em um ambiente com menor circulação do vírus da dengue. A maior parte das vagas para voluntários está destinada a pessoas com idades entre 60 e 79 anos. Os testes clínicos estão planejados para durar um ano e estão sendo conduzidos em quatro centros de pesquisa localizados em Porto Alegre e Pelotas, no Rio Grande do Sul, e em Curitiba, no Paraná. A colaboração dos voluntários é essencial para o avanço científico. Suspensão da vacinação em massa e confiança na vacina A suspensão da aplicação da vacina da dengue na população geral foi uma medida adotada para aprofundar a investigação sobre casos pontuais de reações adversas graves. O Ministério da Saúde busca dados científicos robustos para assegurar a segurança da vacina antes de sua retomada. O médico Ésper Kallas, diretor do Instituto Butantan, destacou a importância da metodologia científica nesse processo. Ele afirmou à AgênciaSP que a vacinação poderá ser retomada e que essa decisão dependerá de discussões baseadas em dados rigorosos e criteriosos. Kallas expressou confiança de que a vacina é uma ferramenta importante no combate à dengue, e que sua retomada deve ser fundamentada

Leia mais

Terapia CAR-T Cell Revolucionária: 87,5% de Resposta em Linfoma e Inovação no SUS

Uma nova esperança surge para pacientes com linfoma e leucemia no Brasil. A terapia celular CAR-T Cell demonstrou uma impressionante taxa de resposta de 87,5% em pacientes com linfoma não Hodgkin, que não obtiveram sucesso com tratamentos convencionais. Esta pesquisa pioneira, desenvolvida no Hemocentro de Ribeirão Preto em parceria com o Instituto Butantan e o Ministério da Saúde, representa um marco na oncologia brasileira. Os resultados preliminares, apresentados pelo Ministério da Saúde, que investiu R$ 100 milhões na iniciativa, são considerados altamente animadores. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou o potencial inovador da terapia e o compromisso da Anvisa em acelerar sua avaliação. A expectativa é que, após a conclusão dos estudos e a possível aprovação, o tratamento seja oferecido gratuitamente pelo SUS. Atualmente, o custo de um tratamento similar na rede privada ultrapassa os R$ 2,5 milhões, evidenciando a importância da incorporação ao sistema público. A pesquisa segue padrões internacionais, com o recrutamento de novos pacientes e acompanhamento rigoroso da segurança e eficácia por pelo menos um ano após a aplicação da terapia. A conclusão das análises e a potencial aprovação do registro são estimadas em cerca de um ano e meio. CAR-T Cell: Uma Nova Fronteira no Tratamento de Cânceres Sanguíneos A terapia CAR-T Cell consiste na modificação genética das células de defesa do próprio paciente, os linfócitos T, para que estas reconheçam e ataquem as células cancerígenas de forma mais eficaz. No estudo em questão, a terapia foi aplicada em pacientes com linfoma não Hodgkin que já haviam esgotado outras opções terapêuticas, como quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea. A **alta taxa de resposta de 87,5%** observada reforça o potencial da CAR-T Cell como uma alternativa promissora para casos de difícil tratamento. O investimento do Ministério da Saúde reflete a aposta do governo em tecnologias de ponta para a saúde pública. A fábrica em Ribeirão Preto, apontada como a maior da América Latina e do Sul Global, tem capacidade para produzir até 1 mil terapias por ano, o que pode garantir a oferta em larga escala. Foco Especial em Pacientes Infantojuvenis A pesquisa clínica da CAR-T Cell também abrange crianças e adolescentes, com um foco particular na leucemia linfoide aguda, o câncer infantil mais comum. Pacientes com essa condição, com idades entre três e 25 anos, estão sendo incluídos no estudo. Embora a maioria das crianças responda bem à quimioterapia convencional, a terapia celular surge como uma opção vital para aqueles que não apresentam melhora. Para os linfomas, que são menos prevalentes em crianças, o recrutamento é direcionado a pacientes maiores de 18 anos. A inclusão de crianças e adolescentes neste estudo demonstra o compromisso em oferecer tratamentos inovadores para todas as faixas etárias afetadas por essas doenças. Programa Genomas e Avanços na Pesquisa Clínica Em paralelo aos avanços na terapia CAR-T Cell, o governo federal também anunciou um aporte de R$ 180 milhões para a segunda fase do Programa Genomas Brasil. Este programa, que conta com a USP de Ribeirãopreto como base, visa expandir

Leia mais

Saúde da Mulher: R$ 60 Milhões para Combater Endometriose, Dor Pélvica e Menstruação Dolorosa

Saúde da Mulher: R$ 60 Milhões para Combater Endometriose, Dor Pélvica e Menstruação Dolorosa Um marco significativo para a saúde feminina no Brasil foi anunciado: R$ 60 milhões serão destinados à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias voltadas para o diagnóstico e tratamento de condições como endometriose, dor pélvica e saúde menstrual. A iniciativa conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Instituto Alana promete impulsionar descobertas e oferecer novas esperanças para cerca de 10% das mulheres em idade fértil que sofrem com essas condições. A falta de conhecimento sobre as causas da endometriose, por exemplo, tem sido um grande obstáculo. Especialistas apontam para fatores genéticos, hormonais e imunológicos, além de hipóteses sobre o fluxo menstrual retrógrado. A falta de pesquisas aprofundadas dificulta a compreensão e, consequentemente, o tratamento eficaz dessas doenças. Este investimento representa um passo crucial para mudar esse cenário, buscando **compreender para tratar** e melhorar a qualidade de vida de milhares de brasileiras. Conforme informação divulgada pelo MCTI, os detalhes do financiamento e as áreas prioritárias de pesquisa foram apresentados em Brasília. Investimento Estratégico para a Ciência e Inovação Do montante total, R$ 50 milhões serão liberados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio de editais específicos para pesquisa e inovação em saúde da mulher. Essa verba será fundamental para financiar projetos que buscam soluções inovadoras e eficazes. Complementando o aporte, o Instituto Alana contribuirá com R$ 10 milhões para a criação de uma rede nacional de pesquisa dedicada à saúde da mulher. O objetivo é integrar esforços e compartilhar conhecimento, fortalecendo o ecossistema de pesquisa no país. Endometriose e Dor Pélvica: Uma Questão de Saúde Pública A ministra Luciana Santos destacou que os investimentos são uma resposta direta do Estado a um **problema de saúde pública** que afeta significativamente as mulheres. Ela ressaltou o compromisso do Governo do Brasil em utilizar a ciência como ferramenta de cuidado, inclusão e promoção da qualidade de vida feminina. A CEO do Instituto Alana, Flavia Doria, enfatizou a importância da pesquisa: “O que não é pesquisado não é compreendido. O que não é compreendido não é tratado”. Ela alertou que o diagnóstico precoce da endometriose é essencial para um tratamento mais eficaz, redução da dor e prevenção do agravamento da doença. Impacto do Diagnóstico Tardio e o Atendimento no SUS Doria alertou que quanto mais tarde a dor é tratada, maiores são as consequências. “O corpo aprende a sentir essa dor. Com o tempo, os mecanismos de inflamação se acumulam. O que não foi cuidado na adolescência podem se tornar dores crônicas na vida adulta”, explicou. A endometriose, conforme o Ministério da Saúde, é caracterizada pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero, podendo causar inflamação crônica e afetar entre 5% e 15% das mulheres em idade reprodutiva. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, presente no anúncio, reconheceu a **pouca visibilidade** dessas doenças e expressou a expectativa de que as novas pesquisas ajudem a construir uma política pública mais robusta e a melhorar o

Leia mais

CFM Revoluciona Fiscalização Médica com IA: Mais de 30% de Aumento na Eficiência e Proteção Ampliada para Pacientes e Profissionais

CFM lança sistema de IA para turbinar a fiscalização do ato médico e proteger a saúde pública O Conselho Federal de Medicina (CFM) apresentou, nesta terça-feira (9), uma novidade tecnológica que promete transformar a fiscalização médica no Brasil: um sistema de inteligência artificial (IA) integrado à Plataforma Nacional de Fiscalização. A expectativa é que essa ferramenta, que já está em operação nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) de todo o país, aumente em até 30% o volume de fiscalizações anuais nos próximos dois anos. O objetivo é tornar a supervisão das atividades médicas mais efetiva, identificando e analisando situações que demandam intervenção dos órgãos fiscalizadores com maior agilidade e precisão. Segundo o presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, a tecnologia é um importante subsídio para os médicos fiscais, auxiliando na tomada de decisões e agilizando a resolução de questões. Ele destacou que o investimento em IA fortalece a governança, reduz a burocracia e aprimora a defesa da saúde pública, sem jamais substituir o papel do médico. IA: Uma Ferramenta Inovadora a Serviço da Medicina O terceiro vice-presidente e diretor do Departamento de Inteligência Artificial do CFM, Jeancarlo Cavalcante, explicou que os avanços recentes, como a migração de dados para a nuvem e a transição para um ambiente digital mais transparente, possibilitaram o desenvolvimento desta nova fase da fiscalização. A plataforma permite o acompanhamento das ações fiscalizadoras pelos responsáveis técnicos e gestores dos estabelecimentos de saúde. Cavalcante ressaltou que a solução de fiscalização automatizada, impulsionada pela IA, representa uma mudança pioneira em nível mundial. “O fato de termos mais de 600 mil médicos e usarmos uma plataforma de inteligência artificial para a fiscalização, nos torna pioneiros no mundo no quesito de colegiatura médica e de fiscalização”, afirmou. Proteção Ampliada para Pacientes e Médicos O aprimoramento da fiscalização tem como principal objetivo a proteção da sociedade. A plataforma busca identificar e combater o exercício ilegal da medicina e garantir que os pacientes recebam atendimento de qualidade, seguro e livre de riscos. Ao mesmo tempo, a ferramenta visa proteger os próprios médicos, identificando condições de trabalho inadequadas e a falta de segurança para o exercício da profissão. “Quando fiscalizamos o exercício da medicina, protegemos a sociedade de maus profissionais e de falsos médicos. O diferencial dessa nova plataforma é proteger não apenas a sociedade, não apenas o paciente do mau atendimento, da insegurança, mas também os médicos, das condições inadequadas de saúde e da falta de segurança para exercer o seu trabalho médico”, detalhou o diretor. Integração de Dados e Monitoramento Digital A nova plataforma integra dados processados do CFM e dos CRMs, incluindo históricos de vistorias e cadastros profissionais, como o Cadastro Nacional de Médicos. Além disso, cruza informações com bases de dados públicas, como o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), e até mesmo com dados da Receita Federal. Um dos grandes diferenciais é a capacidade de rastrear e analisar conteúdos disponibilizados em redes sociais e outros ambientes digitais. A IA busca ativamente por indícios de exercício ilegal

Leia mais

São Paulo Amplia Vacinação Contra Gripe, Sarampo e Febre Amarela: 400 Postos e Locais Inusitados para Imunizar a População

Capital paulista expande pontos de vacinação com 400 locais, incluindo shoppings e museus, para imunizar contra gripe, sarampo e febre amarela. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo intensificou a vacinação contra a gripe, sarampo e febre amarela, ampliando o número de postos para 400 em todas as regiões da cidade. A mobilização, que faz parte das ações do Dia Nacional da Imunização, teve início nesta segunda-feira (8) e se estenderá até a próxima sexta-feira (12). A estratégia visa facilitar o acesso da população aos imunizantes, levando as vacinas para locais de grande circulação de pessoas, além das tradicionais Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O objetivo é **aumentar a cobertura vacinal e reforçar a proteção** contra doenças preveníveis. A vacina contra a gripe está disponível para todos a partir dos seis meses de idade. A SMS reforça a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada, especialmente diante da circulação de vírus respiratórios e da necessidade de prevenção contra doenças como sarampo e febre amarela. Conforme informação divulgada pela SMS, a campanha busca ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção da população. Vacinação em locais estratégicos da cidade As doses estarão disponíveis em diversos pontos de grande fluxo de pessoas. Entre os locais que recebem a campanha estão o **Mercado Municipal**, com vacinação nos dias 8, 9 e 10 de junho, das 9h às 16h. O **Museu do Ipiranga** oferecerá a imunização no dia 9, das 10h às 16h, enquanto o **Museu Catavento** terá postos nos dias 12 e 13 de junho, também das 10h às 16h. O **Centro Olímpico Thomaz Mazzoni** terá vacinação de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. O **CEAGESP** receberá a ação no dia 10 de junho, das 10h às 15h. O **Parque da Mooca** disponibilizará as vacinas de 8 a 12 de junho, das 10h às 16h. Na região da Vila Maria, o Centro Olímpico Thomaz Mazzoni funcionará de 8 a 12 de junho, das 10h às 17h. A **Subprefeitura de Guaianases** também oferecerá vacinação no dia 11 de junho, das 9h às 16h. Shoppings, supermercados e transporte público também recebem a campanha Além desses locais, a vacinação será estendida para **shoppings centers, supermercados, terminais de ônibus e estações de trem e metrô**. Para esses locais, é fundamental que a população consulte os dias e horários específicos, pois os postos de vacinação não estarão disponíveis em todos os dias e horários em todos esses estabelecimentos. A estratégia de levar as vacinas para pontos de maior circulação de pessoas é uma medida importante para **facilitar o acesso aos imunizantes** e garantir que mais pessoas possam se proteger. A SMS ressalta que a vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção de doenças. Quem pode se vacinar e a importância da imunização A vacina contra a gripe está disponível para **todas as pessoas a partir dos seis meses de idade**. A Secretaria Municipal da Saúde enfatiza a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada, especialmente neste período do ano, quando há

Leia mais

Dor Crônica Ganha Data Nacional: 5 de Julho Será Dia de Conscientização e Enfrentamento no SUS

Nova Lei Destaca a Dor Crônica com Dia Nacional e Amplia Acesso ao Tratamento no SUS Uma nova legislação publicada nesta segunda-feira (8) estabelece o dia 5 de julho como o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Dor Crônica. A medida visa melhorar o atendimento de saúde para pessoas que convivem com essa condição. A lei também garante o atendimento integral no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, prevê a oferta de orientações claras sobre os riscos e possíveis efeitos adversos dos tratamentos disponíveis para a dor crônica. A definição de dor crônica, segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor, é aquela que se prolonga por mais de 30 dias. A iniciativa busca fortalecer políticas públicas e combater o preconceito, conforme informação divulgada pela imprensa. Campanhas Anuais e a Cor Verde para a Conscientização A data será representada pela cor verde, simbolizando a esperança e a busca por alívio. A lei prevê a mobilização do Poder Público para a realização de campanhas anuais de conscientização. O objetivo é informar a população sobre as diversas opções terapêuticas acessíveis no SUS. Essas campanhas anuais são fundamentais para combater o estigma associado à dor crônica. Elas também incentivam gestores de saúde a adotarem abordagens de tratamento mais humanizadas e eficazes, com foco em equipes multiprofissionais. Impacto da Dor Crônica na População Brasileira Estima-se que a dor crônica afete aproximadamente 60 milhões de brasileiros. O reconhecimento dessa dimensão do problema pela nova lei é um passo importante para o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento desses pacientes. A lei representa um avanço significativo no cuidado com a saúde. Ao instituir um dia nacional dedicado ao tema, o Brasil demonstra um compromisso maior em oferecer suporte e tratamento de qualidade para todos que sofrem com dores persistentes. Atendimento Integral e Informação no SUS O atendimento integral no SUS é um dos pilares da nova lei. Isso significa que os pacientes com dor crônica terão acesso a um cuidado mais completo e coordenado. A informação sobre os tratamentos e seus potenciais efeitos colaterais também será priorizada. Essa abordagem visa empoderar os pacientes, permitindo que tomem decisões mais informadas sobre seus tratamentos. A lei busca garantir que todos os brasileiros, independentemente de sua condição, recebam o cuidado que merecem para gerenciar a dor crônica de forma eficaz.

Leia mais

Alerta Grave: Uso Indiscriminado de Corticoides Pode Causar Glaucoma e Cegueira, Especialistas Pedem Rigor Semelhante a Antibióticos

O uso indiscriminado de corticoides, sejam em colírios, pomadas ou comprimidos, representa um sério risco à saúde ocular, podendo levar ao desenvolvimento de glaucoma e, em casos graves, à cegueira. O alerta é feito pelo presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), Roberto Murad Vessani, que destaca a urgência em conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre os perigos dessas substâncias quando utilizadas sem acompanhamento médico. O glaucoma é uma doença que danifica o nervo óptico, geralmente associada ao aumento da pressão intraocular. Sem tratamento adequado, a perda da visão é progressiva e irreversível. No Brasil, estima-se que pelo menos 1,7 milhão de pessoas vivam com a condição, e a automedicação com corticoides agrava significativamente o quadro. Diante dessa preocupante realidade, a SBG, em conjunto com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), encaminhou uma nota pública a órgãos reguladores e entidades médicas, pedindo atenção aos perigos do uso indiscriminado de fórmulas com corticoides. Conforme informação divulgada por essas sociedades, trata-se de um problema de saúde pública que demanda ações urgentes. Uso Indevido de Corticoides: O Caminho para o Glaucoma Os corticoides são medicamentos eficazes no combate a inflamações, sendo frequentemente prescritos para irritações oculares, alergias, problemas respiratórios e dores. Seu rápido alívio dos sintomas leva muitos a reutilizá-los de forma contínua e sem orientação profissional. Contudo, o uso prolongado pode alterar o funcionamento natural dos olhos. Esses medicamentos dificultam a drenagem do líquido dentro do globo ocular, causando acúmulo e elevando a pressão intraocular. Se essa pressão se mantém alta por um período extenso, pode resultar em lesões permanentes no nervo óptico, configurando o glaucoma. Cerca de 90% dos pacientes que já possuem glaucoma são particularmente sensíveis aos corticoides, o que pode piorar drasticamente sua condição. Riscos Ampliados e Grupos de Atenção Especial Além do risco de glaucoma, o uso indiscriminado de corticoides pode desencadear outros problemas de saúde. Entre eles, destacam-se o aumento da glicose no sangue, descontrole do diabetes, ganho de peso, retenção de líquidos, hipertensão, enfraquecimento ósseo e maior suscetibilidade a infecções e alterações hormonais. Em crianças alérgicas, o uso crônico de colírios com corticoides pode levar ao aumento da pressão ocular ou ao desenvolvimento precoce de catarata. Roberto Vessani ressalta que pacientes com mais de 40 anos já apresentam uma prevalência de glaucoma que dobra a cada década. Pessoas idosas, com condições de saúde que exigem o uso crônico de corticoides, como ortopedia, reumatologia, pediatria e geriatria, precisam de monitoramento redobrado. A combinação dessas condições eleva consideravelmente o risco de danos visuais. A Busca por um Controle Rigoroso e Conscientização As sociedades médicas oftalmológicas defendem que o uso de corticoides, em todas as suas formas, tenha o mesmo rigor de controle que já existe para os antibióticos. Atualmente, a prescrição de antibióticos exige duas vias da receita médica, uma retida pela farmácia, garantindo rastreabilidade e inibindo a automedicação. Essa medida visa aumentar a segurança na prescrição e impedir que indivíduos comprem essas medicações para autotratamento. Campanhas

Leia mais

Newsletter

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!