Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Saúde e bem estar

Saúde e nutrição com Clayton Camargos: comer e beber no Natal e Réveillon

As festas de Natal e Réveillon são momentos de celebração, confraternização e alegria. São datas marcadas por reuniões familiares, trocas de presentes e, principalmente, uma abundância de comida e bebida. No entanto, apesar de serem momentos de prazer e convivência social, o consumo excessivo de alimentos e bebidas típicas dessas festas pode trazer prejuízos à saúde.  1. A Alimentação Tradicional nas Festas Durante o Natal e o Réveillon, os cardápios típicos incluem uma grande variedade de preparações ricas em gordura, açúcar e sal. No Natal, as ceias costumam ser compostas por pratos como peru, tender, farofa, rabanada, panetone e doces em excesso. O Réveillon segue a mesma linha, com alimentos como maionese, carnes assadas, farofas e sobremesas recheadas de açúcar, como pavês e frutas cristalizadas. Além disso, as bebidas alcoólicas – como vinho, espumante, cerveja e coquetéis – também são consumidas em grande quantidade, contribuindo para o aumento das calorias. Esses alimentos e bebidas, quando consumidos de maneira equilibrada, não são necessariamente prejudiciais. No entanto, durante essas festividades, o consumo exagerado pode ter consequências importantes para o corpo humano. A seguir, detalharemos os principais prejuízos que esses excessos podem acarretar. 2. Aumento de Peso e Obesidade O aumento de peso é um dos impactos mais imediatos e visíveis do consumo excessivo de alimentos e bebidas típicas de festas. As celebrações de fim de ano frequentemente envolvem grandes quantidades de alimentos com altíssima densidade calórica. Com o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, frituras e doces, somado ao consumo frequente de bebidas alcoólicas, o corpo começa a armazenar energia em forma de gordura. Esse acúmulo pode, a médio e longo prazo, resultar em aumento ponderal significativo. A obesidade é um fator de risco para diversas doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão, dislipidemia e doenças cardiovasculares. Além disso, o ganho de peso rápido, mesmo que não seja perceptível imediatamente, pode afetar o metabolismo e contribuir para o desenvolvimento de resistência à insulina, o que pode desencadear condições como o diabetes. 3. Sobrecarga do sistema digestivo  Outro efeito adverso do consumo excessivo de alimentos pesados durante as festas é a sobrecarga do sistema digestivo. O ato de comer grandes porções de alimentos gordurosos e de difícil digestão pode causar desconfortos imediatos, como dor abdominal, inchaço e indigestão. Com o aumento do consumo de alimentos ricos em gordura, como carnes gordas, farofas, maioneses e sobremesas muito doces, o fígado e o pâncreas são sobrecarregados, o que dificulta a digestão e o processamento adequado dos alimentos. Além disso, o excesso de alimentos gordurosos e açucarados favorece o aumento da acidez estomacal, o que pode causar refluxo gastroesofágico ou até mesmo gastrites. Os alimentos muito pesados também tendem a desacelerar o trânsito intestinal, provocando constipação e desconforto intestinal. 4. Impactos no sistema cardiovascular As bebidas alcoólicas, consumidas em grande quantidade durante as festividades, podem afetar diretamente o sistema cardiovascular. O álcool em excesso aumenta a pressão arterial, desidrata o organismo e sobrecarrega o coração. Além disso, o consumo de alimentos ricos em sal e gordura saturada, típicos das ceias de Natal

Leia mais

Artigo: ‘Dia Mundial do Cachorro: saúde e bem-estar dos pets’

O **cachorro** é considerado o **melhor amigo** do homem e no dia 26 de agosto é comemorado o **Dia Mundial do Cachorro**. Instituído em 2004, além de chamar a atenção para a **adoção** de cães, a data é importante para refletir sobre os **direitos** dos animais, inclusive é um alerta sobre os **maus-tratos**. Assim como os humanos, os animais têm direitos fundamentais. Qualquer atitude que viole o bem-estar e **integridade** física do animal pode ser considerada maus-tratos. Isso inclui não oferecer um **lugar** adequado para o pet viver, fazer suas **necessidades** fisiológicas ou fornecer **recursos básicos**, como água e alimentação. O ato de adotar deve ser feito de forma **consciente**, pois não consiste simplesmente em abrir as portas de casa para o animal. Esse é um processo que exige **responsabilidade**, pois algumas **práticas** podem ser consideradas abandono e o tutor perde o direito de ficar com o animal. Se você sempre pensa em adotar um cachorro, deve estar ciente de todos os cuidados e responsabilidades que isso envolve. É necessário levar em consideração os **gastos** mensais que temos ao cuidar de cachorro. Manter o cachorro em lugares com condições precárias de **higiene**, acorrentado ou sem **assistência médica** são outros casos de maus-tratos. Em 1978 a Unesco, órgão da ONU, proclamou a **Declaração Universal dos Direitos dos Animais**. Trata-se de um documento com pelo menos 14 artigos e dez direitos básicos que reforçam a importância de oferecer uma **vida digna** aos animais. Os animais de estimação são ótimos companheiros para o dia a dia e para dar mais **ânimo** ao ambiente de casa. São diversos os benefícios de ter um pet na rotina das pessoas e como a saúde física e mental tanto do tutor quanto do animal podem apresentar melhora. Conviver com um cachorro é algo que mescla prazer e responsabilidade. Os cães são animais verdadeiramente maravilhosos, que sempre estão do nosso lado, não importa o que aconteça e que desenvolvem um sentimento puro de **amor, gratidão e cumplicidade** com os donos.

Leia mais

Vamos falar de saúde, bem-estar e cuidado hormonal?

Sempre sonhei em ser **médica**, e tive muito presente em minha vida a ideia de poder ajudar as pessoas de alguma forma. Sou **pernambucana**, nascida no Recife, com origens na cidade de **Araripina** no alto sertão, de onde vem toda minha origem familiar e minha base, da qual tenho muito orgulho e honra. De família de **políticos** e **empresários** e sendo a única **filha mulher**, sair em busca dos meus sonhos sempre **me motivou**. Tive e tenho exemplos de grandes mulheres na minha família, e **minha mãe** é sem dúvida a minha maior _inspiração_ como mulher e exemplo de _como ajudar o próximo_. Na minha jornada tive grandes **impulsionadores** para seguir em busca dos meus sonhos, mas sem dúvida meus pais foram os mais importantes, pois _nunca mediram esforços_ para que eu conquistasse tudo o que sempre sonhei e hoje **vibram comigo a cada vitória** e a cada novo consultório. Atualmente em **Brasília**, mantenho minha **quarta clínica**, onde tenho o prazer de levar _qualidade de vida_ aos meus pacientes. A Medicina _veio de uma forma linda e natural_ pois era a realização de um **sonho** e a decisão tornou-se fácil a partir daí. Passei a analisar tantas doenças que se instalavam e _não eram curadas_, ver pessoas padecendo com comorbidades decorrentes de más escolhas de vida, e isso me fez indagar: **_O que posso fazer para ajudar numa mudança positiva dessas pessoas?_** Para ajudar nessa **transformação**, procurei me capacitar por meio de **cursos** que me trouxessem a maior carga de **conhecimentos** possível e passei a aplicar esses conhecimentos nos meus pacientes, buscando uma medicina mais **preventiva**, tratar o paciente pela prevenção, evitando, sempre que possível a doença. Falando sobre atualizações, notei que recebia nos consultórios muitos pacientes com _queixas difusas_ e comecei a observar a falta ou oscilações que faziam os **hormônios**, e pensando no que fazer nesse sentido, resolvi que iria tentar mudar a vida dessas pessoas por meio da **terapia de reposição hormonal**. Creio que **a evolução é constante**, nos diálogos com os pacientes, e sempre digo que meu maior presente é fazer com que ele **se entenda** e **entenda sua saúde**. Hoje me divido em quatro consultórios entre Pernambuco, São Paulo, Ceará e Brasília, e **muitos me perguntam como dou conta** e sempre respondo: Quando fazemos o que amamos não é um trabalho, e ver a _gratidão dos pacientes_ com os _resultados obtidos_ me anima e impulsiona. Enfim, me divido com tudo que amo. **Meu filho, meu marido, família e trabalho**. Esses são os _pilares_ da minha vida. Muito prazer, sou a Dra. [Mariana Arraes](https://www.instagram.com/dramarianabertinoarraes/) – CRM-DF 28872, médica, focada na **qualidade de vida** e emagrecimento duradouro dos pacientes e terei o maior prazer em compartilhar com vocês nessa coluna algumas dicas, artigos e novidades quando se tratar de mais **qualidade de vida, bem estar e vida saudável**. Dividir um pouco de minha experiência nos meus consultórios e ir plantando a sementinha do bem estar, pois **ter saúde é ter qualidade de vida** e **ter qualidade de

Leia mais

Integral Health: aliando os cuidados com saúde física ao bem-estar emocional

Falar sobre emagrecimento saudável vai muito além de adotar dietas rigorosas, praticar exercícios intensos e cortar alimentos considerados “prejudiciais” à saúde. Muitas vezes, mesmo com essas restrições, nosso corpo pode não reagir da forma esperada. Portanto, é crucial cuidar não apenas do corpo e da alimentação, mas também do bem-estar emocional, o que pode ser fundamental para diversos tratamentos. “Ao longo de dez anos de prática clínica ficou muito claro pra mim a necessidade de entender meus pacientes além do corpo físico, ou seja: compreender a mente, as emoções e o comportamento”, conta a médica especializada em Endocrinologia e Nutrologia Priscilla Proença.   Essa perspectiva trouxe à Dra. Priscilla um novo olhar sobre a Medicina, e serviu de inspiração para que a médica desenvolvesse o Integral Health, método que alia o tratamento da saúde física ao bem-estar emocional que tanto procuramos. O método  é oferecido com exclusividade na Sensce ClinicSPA, espaço projetado pela médica.   Priscilla conta que muitas vezes os pacientes chegam ao seu consultório queixando-se de vários sintomas como ganho de peso, cansaço excessivo, falta de energia e até mesmo baixa libido. “Na maioria das vezes a origem desses problemas é multifatorial e está relacionada a fatores como stress, ansiedade, depressão, sono irregular ou outros relacionados ao estilo de vida e comportamento”, afirma a Dra. Priscilla, que também possui curso de extensão em Medicina do Estilo de Vida na Universidade de Harvard, nos EUA.   Autoconhecimento, alimentação equilibrada, estímulo ao movimento, sono reparador, gerenciamento de estresse e equilíbrio hormonal  são os pilares que sustentam o método Integral Health e possibilitam que o paciente viva uma vida com mais saúde e bem-estar.   E para auxiliar nesse processo, Dra. Priscilla coordena  um time de profissionais composto por psicólogo, educador físico, massoterapeuta e professores de yoga e meditação, que buscam entender a necessidade de cada paciente e possibilitam o atendimento integrado nessas áreas, sem que o paciente precise se deslocar entre os atendimentos. Com suas especializações em Nutrologia e Endocrinologia, é a própria Priscilla quem assume as demandas no tratamento hormonal e prescreve as dietas. O Integral Health serve não só para quem está em busca de um emagrecimento sustentável e controle de doenças como diabetes ou hipertensão, mas também pode auxiliar em outras condições, tais como ansiedade, insônia, ganho de massa muscular,  apoio na prática de exercícios físicos e até mesmo em casos de desequilíbrios hormonais como ocorre na menopausa. 

Leia mais

Tripé de bem-estar é composto por diferentes tipos de saúde

De acordo com o estudo realizado anualmente pelo DataSenado, órgão de pesquisa do Senado Federal, há três anos consecutivos a temática da “Saúde” tem aparecido como a principal preocupação dos brasileiros. Em 2023, o levantamento apontou que assuntos relacionados ao bem-estar são de destacado interesse de mais de 25% da população nacional, ficando à frente de pautas como educação, corrupção e custo de vida no Brasil. Mais do que a ausência de doenças, o conceito de Saúde assume uma nova roupagem enquanto tendência de debate nacional, conforme aponta o Ministério da Saúde. Neste novo viés são abarcados o bem-estar físico, mental e financeiro, fazendo com que o conceito passe a ser compreendido como um objetivo a ser alcançado de modo “Integral”, para que a vida do indivíduo seja equilibrada. Para o Dr. Alexandre Pimenta, Responsável Técnico do AmorSaúde, o olhar sobre a Saúde de modo integral representa uma mudança de paradigma na forma como o cuidado com bem-estar é encarado, por meio do reconhecimento da interligação entre diferentes áreas capazes de contribuir para a conquista de uma vida mais plena. “Pessoas que priorizam a abordagem da Saúde Integral tendem a ter mais energia, enfrentar desafios com mais resiliência e desfrutar de relacionamentos mais saudáveis. Além disso, uma vida equilibrada contribui para a prevenção de doenças, melhora a qualidade do sono e fortalece a capacidade de lidar com situações estressantes do dia a dia”, explica o profissional. O Dr. Alexandre Pimenta lista também uma série de dicas sobre como alcançar o equilíbrio nos diferentes setores que compõem a Saúde Integrada:

Leia mais

Saúde e nutrição com Clayton Camargos: comer e beber no Natal e Réveillon

As festas de Natal e Réveillon são momentos de celebração, confraternização e alegria. São datas marcadas por reuniões familiares, trocas de presentes e, principalmente, uma abundância de comida e bebida. No entanto, apesar de serem momentos de prazer e convivência social, o consumo excessivo de alimentos e bebidas típicas dessas festas pode trazer prejuízos à saúde.  1. A Alimentação Tradicional nas Festas Durante o Natal e o Réveillon, os cardápios típicos incluem uma grande variedade de preparações ricas em gordura, açúcar e sal. No Natal, as ceias costumam ser compostas por pratos como peru, tender, farofa, rabanada, panetone e doces em excesso. O Réveillon segue a mesma linha, com alimentos como maionese, carnes assadas, farofas e sobremesas recheadas de açúcar, como pavês e frutas cristalizadas. Além disso, as bebidas alcoólicas – como vinho, espumante, cerveja e coquetéis – também são consumidas em grande quantidade, contribuindo para o aumento das calorias. Esses alimentos e bebidas, quando consumidos de maneira equilibrada, não são necessariamente prejudiciais. No entanto, durante essas festividades, o consumo exagerado pode ter consequências importantes para o corpo humano. A seguir, detalharemos os principais prejuízos que esses excessos podem acarretar. 2. Aumento de Peso e Obesidade O aumento de peso é um dos impactos mais imediatos e visíveis do consumo excessivo de alimentos e bebidas típicas de festas. As celebrações de fim de ano frequentemente envolvem grandes quantidades de alimentos com altíssima densidade calórica. Com o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, frituras e doces, somado ao consumo frequente de bebidas alcoólicas, o corpo começa a armazenar energia em forma de gordura. Esse acúmulo pode, a médio e longo prazo, resultar em aumento ponderal significativo. A obesidade é um fator de risco para diversas doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão, dislipidemia e doenças cardiovasculares. Além disso, o ganho de peso rápido, mesmo que não seja perceptível imediatamente, pode afetar o metabolismo e contribuir para o desenvolvimento de resistência à insulina, o que pode desencadear condições como o diabetes. 3. Sobrecarga do sistema digestivo  Outro efeito adverso do consumo excessivo de alimentos pesados durante as festas é a sobrecarga do sistema digestivo. O ato de comer grandes porções de alimentos gordurosos e de difícil digestão pode causar desconfortos imediatos, como dor abdominal, inchaço e indigestão. Com o aumento do consumo de alimentos ricos em gordura, como carnes gordas, farofas, maioneses e sobremesas muito doces, o fígado e o pâncreas são sobrecarregados, o que dificulta a digestão e o processamento adequado dos alimentos. Além disso, o excesso de alimentos gordurosos e açucarados favorece o aumento da acidez estomacal, o que pode causar refluxo gastroesofágico ou até mesmo gastrites. Os alimentos muito pesados também tendem a desacelerar o trânsito intestinal, provocando constipação e desconforto intestinal. 4. Impactos no sistema cardiovascular As bebidas alcoólicas, consumidas em grande quantidade durante as festividades, podem afetar diretamente o sistema cardiovascular. O álcool em excesso aumenta a pressão arterial, desidrata o organismo e sobrecarrega o coração. Além disso, o consumo de alimentos ricos em sal e gordura saturada, típicos das ceias de Natal

Leia mais

Artigo: ‘Dia Mundial do Cachorro: saúde e bem-estar dos pets’

O **cachorro** é considerado o **melhor amigo** do homem e no dia 26 de agosto é comemorado o **Dia Mundial do Cachorro**. Instituído em 2004, além de chamar a atenção para a **adoção** de cães, a data é importante para refletir sobre os **direitos** dos animais, inclusive é um alerta sobre os **maus-tratos**. Assim como os humanos, os animais têm direitos fundamentais. Qualquer atitude que viole o bem-estar e **integridade** física do animal pode ser considerada maus-tratos. Isso inclui não oferecer um **lugar** adequado para o pet viver, fazer suas **necessidades** fisiológicas ou fornecer **recursos básicos**, como água e alimentação. O ato de adotar deve ser feito de forma **consciente**, pois não consiste simplesmente em abrir as portas de casa para o animal. Esse é um processo que exige **responsabilidade**, pois algumas **práticas** podem ser consideradas abandono e o tutor perde o direito de ficar com o animal. Se você sempre pensa em adotar um cachorro, deve estar ciente de todos os cuidados e responsabilidades que isso envolve. É necessário levar em consideração os **gastos** mensais que temos ao cuidar de cachorro. Manter o cachorro em lugares com condições precárias de **higiene**, acorrentado ou sem **assistência médica** são outros casos de maus-tratos. Em 1978 a Unesco, órgão da ONU, proclamou a **Declaração Universal dos Direitos dos Animais**. Trata-se de um documento com pelo menos 14 artigos e dez direitos básicos que reforçam a importância de oferecer uma **vida digna** aos animais. Os animais de estimação são ótimos companheiros para o dia a dia e para dar mais **ânimo** ao ambiente de casa. São diversos os benefícios de ter um pet na rotina das pessoas e como a saúde física e mental tanto do tutor quanto do animal podem apresentar melhora. Conviver com um cachorro é algo que mescla prazer e responsabilidade. Os cães são animais verdadeiramente maravilhosos, que sempre estão do nosso lado, não importa o que aconteça e que desenvolvem um sentimento puro de **amor, gratidão e cumplicidade** com os donos.

Leia mais

Vamos falar de saúde, bem-estar e cuidado hormonal?

Sempre sonhei em ser **médica**, e tive muito presente em minha vida a ideia de poder ajudar as pessoas de alguma forma. Sou **pernambucana**, nascida no Recife, com origens na cidade de **Araripina** no alto sertão, de onde vem toda minha origem familiar e minha base, da qual tenho muito orgulho e honra. De família de **políticos** e **empresários** e sendo a única **filha mulher**, sair em busca dos meus sonhos sempre **me motivou**. Tive e tenho exemplos de grandes mulheres na minha família, e **minha mãe** é sem dúvida a minha maior _inspiração_ como mulher e exemplo de _como ajudar o próximo_. Na minha jornada tive grandes **impulsionadores** para seguir em busca dos meus sonhos, mas sem dúvida meus pais foram os mais importantes, pois _nunca mediram esforços_ para que eu conquistasse tudo o que sempre sonhei e hoje **vibram comigo a cada vitória** e a cada novo consultório. Atualmente em **Brasília**, mantenho minha **quarta clínica**, onde tenho o prazer de levar _qualidade de vida_ aos meus pacientes. A Medicina _veio de uma forma linda e natural_ pois era a realização de um **sonho** e a decisão tornou-se fácil a partir daí. Passei a analisar tantas doenças que se instalavam e _não eram curadas_, ver pessoas padecendo com comorbidades decorrentes de más escolhas de vida, e isso me fez indagar: **_O que posso fazer para ajudar numa mudança positiva dessas pessoas?_** Para ajudar nessa **transformação**, procurei me capacitar por meio de **cursos** que me trouxessem a maior carga de **conhecimentos** possível e passei a aplicar esses conhecimentos nos meus pacientes, buscando uma medicina mais **preventiva**, tratar o paciente pela prevenção, evitando, sempre que possível a doença. Falando sobre atualizações, notei que recebia nos consultórios muitos pacientes com _queixas difusas_ e comecei a observar a falta ou oscilações que faziam os **hormônios**, e pensando no que fazer nesse sentido, resolvi que iria tentar mudar a vida dessas pessoas por meio da **terapia de reposição hormonal**. Creio que **a evolução é constante**, nos diálogos com os pacientes, e sempre digo que meu maior presente é fazer com que ele **se entenda** e **entenda sua saúde**. Hoje me divido em quatro consultórios entre Pernambuco, São Paulo, Ceará e Brasília, e **muitos me perguntam como dou conta** e sempre respondo: Quando fazemos o que amamos não é um trabalho, e ver a _gratidão dos pacientes_ com os _resultados obtidos_ me anima e impulsiona. Enfim, me divido com tudo que amo. **Meu filho, meu marido, família e trabalho**. Esses são os _pilares_ da minha vida. Muito prazer, sou a Dra. [Mariana Arraes](https://www.instagram.com/dramarianabertinoarraes/) – CRM-DF 28872, médica, focada na **qualidade de vida** e emagrecimento duradouro dos pacientes e terei o maior prazer em compartilhar com vocês nessa coluna algumas dicas, artigos e novidades quando se tratar de mais **qualidade de vida, bem estar e vida saudável**. Dividir um pouco de minha experiência nos meus consultórios e ir plantando a sementinha do bem estar, pois **ter saúde é ter qualidade de vida** e **ter qualidade de

Leia mais

Integral Health: aliando os cuidados com saúde física ao bem-estar emocional

Falar sobre emagrecimento saudável vai muito além de adotar dietas rigorosas, praticar exercícios intensos e cortar alimentos considerados “prejudiciais” à saúde. Muitas vezes, mesmo com essas restrições, nosso corpo pode não reagir da forma esperada. Portanto, é crucial cuidar não apenas do corpo e da alimentação, mas também do bem-estar emocional, o que pode ser fundamental para diversos tratamentos. “Ao longo de dez anos de prática clínica ficou muito claro pra mim a necessidade de entender meus pacientes além do corpo físico, ou seja: compreender a mente, as emoções e o comportamento”, conta a médica especializada em Endocrinologia e Nutrologia Priscilla Proença.   Essa perspectiva trouxe à Dra. Priscilla um novo olhar sobre a Medicina, e serviu de inspiração para que a médica desenvolvesse o Integral Health, método que alia o tratamento da saúde física ao bem-estar emocional que tanto procuramos. O método  é oferecido com exclusividade na Sensce ClinicSPA, espaço projetado pela médica.   Priscilla conta que muitas vezes os pacientes chegam ao seu consultório queixando-se de vários sintomas como ganho de peso, cansaço excessivo, falta de energia e até mesmo baixa libido. “Na maioria das vezes a origem desses problemas é multifatorial e está relacionada a fatores como stress, ansiedade, depressão, sono irregular ou outros relacionados ao estilo de vida e comportamento”, afirma a Dra. Priscilla, que também possui curso de extensão em Medicina do Estilo de Vida na Universidade de Harvard, nos EUA.   Autoconhecimento, alimentação equilibrada, estímulo ao movimento, sono reparador, gerenciamento de estresse e equilíbrio hormonal  são os pilares que sustentam o método Integral Health e possibilitam que o paciente viva uma vida com mais saúde e bem-estar.   E para auxiliar nesse processo, Dra. Priscilla coordena  um time de profissionais composto por psicólogo, educador físico, massoterapeuta e professores de yoga e meditação, que buscam entender a necessidade de cada paciente e possibilitam o atendimento integrado nessas áreas, sem que o paciente precise se deslocar entre os atendimentos. Com suas especializações em Nutrologia e Endocrinologia, é a própria Priscilla quem assume as demandas no tratamento hormonal e prescreve as dietas. O Integral Health serve não só para quem está em busca de um emagrecimento sustentável e controle de doenças como diabetes ou hipertensão, mas também pode auxiliar em outras condições, tais como ansiedade, insônia, ganho de massa muscular,  apoio na prática de exercícios físicos e até mesmo em casos de desequilíbrios hormonais como ocorre na menopausa. 

Leia mais

Tripé de bem-estar é composto por diferentes tipos de saúde

De acordo com o estudo realizado anualmente pelo DataSenado, órgão de pesquisa do Senado Federal, há três anos consecutivos a temática da “Saúde” tem aparecido como a principal preocupação dos brasileiros. Em 2023, o levantamento apontou que assuntos relacionados ao bem-estar são de destacado interesse de mais de 25% da população nacional, ficando à frente de pautas como educação, corrupção e custo de vida no Brasil. Mais do que a ausência de doenças, o conceito de Saúde assume uma nova roupagem enquanto tendência de debate nacional, conforme aponta o Ministério da Saúde. Neste novo viés são abarcados o bem-estar físico, mental e financeiro, fazendo com que o conceito passe a ser compreendido como um objetivo a ser alcançado de modo “Integral”, para que a vida do indivíduo seja equilibrada. Para o Dr. Alexandre Pimenta, Responsável Técnico do AmorSaúde, o olhar sobre a Saúde de modo integral representa uma mudança de paradigma na forma como o cuidado com bem-estar é encarado, por meio do reconhecimento da interligação entre diferentes áreas capazes de contribuir para a conquista de uma vida mais plena. “Pessoas que priorizam a abordagem da Saúde Integral tendem a ter mais energia, enfrentar desafios com mais resiliência e desfrutar de relacionamentos mais saudáveis. Além disso, uma vida equilibrada contribui para a prevenção de doenças, melhora a qualidade do sono e fortalece a capacidade de lidar com situações estressantes do dia a dia”, explica o profissional. O Dr. Alexandre Pimenta lista também uma série de dicas sobre como alcançar o equilíbrio nos diferentes setores que compõem a Saúde Integrada:

Leia mais

Newsletter

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!